segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Sâo Paulo Railway

Foto: Isabel Muller
curta-metragem de 15 minutos

Contemplado pelo Prêmio Estímulo de 2008, conferido pela Secretaria de Cultura da Prefeitura de São Paulo, São Paulo Railway conta a história de três adolescentes da cidade de Jundiaí, interior do estado de São Paulo, entediados pela falta do que fazer nas férias, e que resolvem percorrer o caminho da antiga estrada de ferro para chegar à praia, em Santos.

Com direção de Marcelo Muller e fotografia de Maillin Milanés, o filme foi produzido pela Acere FC. em parceria com Ay que rico! Cine, e rodado em três municípios do Estado de São Paulo – Jundiaí, São Paulo e Paranapiacaba.

São Paulo Railway é o nome dado pelo Barão de Mauá à primeira estrada de ferro construída no Brasil, que comunicava o porto de Santos a Jundiaí, permitindo o escoamento da produção cafeeira do interior do estado para o exterior. Nos anos 1940 foi estatizada e passou a chamar-se Estrada de Ferro Santos-Jundiaí, até que no início da década de 1980 um incêndio destruiu parte do sistema, encerrando o serviço de trens de passageiro que descem a serra.

Hoje, Paranapiacaba tornou-se uma estância turística, mas ainda há trens de carga que continuam indo até o porto de Santos.

A partir deste post, de apresentação do curtametragem, farei um "diário de produção" revelando a trajetória da filmagem por meio de textos e fotos, que pretendo publicar diariamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário